top of page

AVC e seus impactos: Por que a Fisioterapia precisa ir além do ganho de força muscular?

  • Foto do escritor: Fernanda Botta
    Fernanda Botta
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

Você já conheceu alguém que teve um AVC? Se sim, deve ter notado que um lado do corpo ficou mais fraco. Mas você sabia que as dificuldades vão muito além da força muscular?


É verdade que os músculos ficam mais fracos após um AVC, e essa é a sequela mais conhecida porque é claramente visível. Basta olhar para uma pessoa que sofreu um AVC para perceber que um dos lados do corpo dela tem menos força. No entanto, o AVC pode afetar diferentes sistemas do corpo, pois suas sequelas dependem da região do cérebro que foi comprometida.



A fisioterapia pós AVC é composta por inúmeros exercícios que irão estimular o fortalecimento muscular mas também a melhora da sensibilidade, da percepção corporal, do equilíbrio, proporcionando autonomia e qualidade de vida para quem convive com as sequelas.
A fisioterapia pós AVC é composta por inúmeros exercícios que irão estimular o fortalecimento muscular mas também a melhora da sensibilidade, da percepção corporal, do equilíbrio, proporcionando autonomia e qualidade de vida para quem convive com as sequelas.


Assim, além da fraqueza muscular, a pessoa também pode apresentar outras dificuldades que impactam diretamente sua vida. Veja os exemplos abaixo:


  • Visão: dificuldade para enxergar um dos lados do campo visual.

  • Sensibilidade: dificuldade em sentir toques ou perceber o lado do corpo mais afetado, até mesmo deixando de notar a comida em um dos lados do prato.

  • Tônus muscular: rigidez excessiva dos músculos (espasticidade), dificultando os movimentos.

  • Equilíbrio: dificuldade em controlar o próprio corpo ao sentar ou ficar em pé.


Em muitos casos, essas dificuldades ocorrem simultaneamente. É comum que o lado do corpo afetado fique mais fraco, tenha sensibilidade reduzida (causando formigamento e dormência constantes) e ainda apresente tônus aumentado, tornando os movimentos mais rígidos. Como essas alterações se somam, a reabilitação precisa ir muito além de apenas exercícios para fortalecimento muscular. Mas então, o que devemos fazer?


A resposta é ter uma abordagem correta para reabilitação. Mas o que isso quer dizer?


A fisioterapia pós-AVC não pode focar apenas no ganho de força muscular. Para uma recuperação efetiva, é essencial uma avaliação detalhada que identifique quais sistemas foram prejudicados e um tratamento que trabalhe todos esses aspectos de forma integrada.


Aqui na Próximos Passos, consultório de fisioterapia localizado na Vila Mariana, oferecemos um acompanhamento especializado para atuar em todas as dificuldades causadas pelo AVC. Nosso objetivo é proporcionar aos pacientes a melhor recuperação possível, devolvendo sua autonomia para as atividades do dia a dia.


Quer saber como podemos te ajudar na recuperação após um AVC?

Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp e agende uma avaliação!


Com carinho,

Fernanda Botta

Fisioterapeuta

CREFITO-3/192115-F

 
 
 

Comments


bottom of page