É possível ter certeza que eu tenho Parkinson ou pode ser Parkinsonismo Atípico?
- Fernanda Botta
- 31 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Depois do diagnóstico de doença de Parkinson, é normal que você tenha vindo procurar mais informações na internet sobre essa doença e talvez já tenha lido bastante sobre ela e sobre as temidas doenças chamadas de "Parkinsonismos Atípicos".
E provavelmente você já sabe que tanto a doença de Parkinson quanto as doenças que são incluídas dentro dos Parkinsonismos Atípicos, tem sintomas que são comuns entre elas, como a bradicinesia (ou lentidão dos movimentos), a rigidez e o tremor de repouso.
Isso pode causar uma insegurança em quem teve o diagnóstico de doença de Parkinson recentemente, no sentindo de se questionar: se existem sintomas comuns a essas diferentes doenças, como o médico pode ter certeza do meu diagnóstico?
A resposta para essa pergunta é que, apesar de alguns sintomas comuns entre essas doenças, existem diferenças entre elas, principalmente nas fases iniciais, que auxiliam o médico (e por isso a importância de ir ao especialista em distúrbios do movimento) a fazer o diagnóstico correto.
Por exemplo, é esperado que uma pessoa com doença de Parkinson perceba, como primeiras alterações, dificuldades relacionadas a abotoar roupas, usar os talheres ou, por exemplo, passe a notar que tem andando mais devagar do que outras pessoas na rua mas é raro que, nessa fase inicial, a pessoa com doença de Parkinson sinta seu equilíbrio ruim ou tenha quedas.
Em contrapartida, pessoas com Parkinsonismo Atípico, no geral, começam a apresentar quedas muito frequentemente e são essas múltiplas quedas que a fazem procurar um médico para investigar o que está acontecendo...
Isso é, para se ter certeza de que o diagnóstico dado está correto, é muito importante que você tenha ido a um médico neurologista especialista em distúrbios do movimento, que tenha feito uma ótima avaliação e que, diante das queixas, dos sintomas apresentados e da análise de exames, tenha chegado ao diagnóstico mais adequado.
Infelizmente, os Parkinsonismos Atípicos são um grupo de doenças com sintomas mais graves do que a doença de Parkinson e cujo tratamento medicamentoso é bem menos eficiente, por isso, o tratamento com profissionais de saúde como fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo é ainda mais fundamental e auxilia na manutenção da qualidade de vida de quem convive com essas doenças.
Se você tem doença de Parkinson ou Parkinsonismo Atípico, saiba que aqui na Próximos Passos, consultório de fisioterapia neurológica localizado na Vila Mariana (São Paulo), nós oferecemos um acompanhamento especializado para lhe auxiliar a controlar os sintomas dessas doenças.
Para saber mais, entre em contato por WhatsApp (11) 94423-8751.
Com carinho,
Fernanda Botta.
Fisioterapeuta
CREFITO-3/192115-F