top of page
rtr.png
mulher-segurando-banda-de-resistencia-de-borracha-enquanto-assiste-tutoriais-de-treino-lin

É possível melhorar o seu andar mesmo alguns anos após o AVC?

  • Foto do escritor: Fernanda Botta
    Fernanda Botta
  • 8 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Você teve um AVC há alguns anos e voltou a andar (mesmo que com alguma dificuldade) e isso é maravilhoso, mas você ainda sente que poderia andar melhor, não é mesmo? E você pode! Mesmo que o AVC já tenha alguns anos, ainda assim é possível você ter novas conquistas no seu processo de recuperação.


Claro que para isso é preciso esforço e muito treino de sua parte, pois quando falamos em recuperação pós AVC estamos falando de uma modificação que ocorre no cérebro induzida pelo exercício físico e pelo comportamento da pessoa. Então se você quer andar melhor após o AVC, não adianta você fazer o que já tem feito... você precisa de um treino adequado que lhe direcione para a melhora e muito empenho para colocá-lo em prática a maior parte do tempo.


E isso ocorre pois provavelmente o seu jeito de andar lhe incomoda pois você caminha com algumas compensações e dificuldades que foram adquiridas ao longo dos últimos anos desde o AVC e esse é o programa motor que está salvo no seu cérebro. Para mudá-lo, é como se precisássemos reprogramar o seu andar dentro do seu cérebro e isso exige treinar repetidamente o jeito certo de andar.


Além disso, como sempre explico para os meus pacientes aqui na Próximos Passos, para que a gente consiga modificar esse programa motor que está impresso no seu cérebro e andar do jeito certo, é preciso identificar os motivos que estão fazendo com que você tenha essas dificuldades.


Por exemplo, é muito comum que depois do AVC a pessoa não sinta segurança em se apoiar sobre a perna acometida pois ela é mais fraca, muitas vezes há uma dificuldade para senti-la e o joelho nem sempre é firme. Como consequência disso, a pessoa acaba dando passos muito curtos pois não tem coragem de ficar sobre a perna do AVC nem por um segundo, e o andar fica mais lento.


Então para melhorarmos o andar nesse caso, nós precisaremos de um treino específico que envolverá desde a estimulação da sua sensibilidade para que você sinta melhor a sua perna, até um trabalho de fortalecimento muscular para lhe dar mais segurança em colocar o peso nessa perna e aos poucos, com os exercícios, vamos corrigindo essas dificuldades, o que vai dando ao cérebro condições para reprogramar o seu andar e, consequentemente melhorá-lo.


Isso é, é possível SIM melhorar o seu andar mesmo alguns anos após o AVC, mas só se você seguir esse caminho, e a melhor forma de segui-lo é percorrendo-o junto a um fisioterapeuta especialista em AVC.


Se você teve um AVC e está cansado(a) de não sair mais de casa para passear como antes por conta das dificuldades para andar, se não aguenta mais ter dificuldade/insegurança para andar na rua, saiba que a fisioterapia neurológica oferecida na Próximos Passos pode lhe ajudar. Aqui identificaremos todos os motivos de suas alterações, faremos exercícios para resolvê-las e treinaremos a forma adequada de andar em completa segurança com nosso trilho de suspensão corporal e nossa esteira ergométrica.


ree

Ficou com alguma dúvida e gostaria de conversar comigo? Basta enviar mensagem no nosso WhatsApp (11) 94423-8751 e será um prazer lhe responder. Te espero na Próximos Passos Fisioterapia para transformarmos a sua mobilidade mesmo anos após o seu AVC.


Com carinho,

Fernanda Botta.

Fisioterapeuta

CREFITO-3/192115-F

 
 
bottom of page