top of page

Tem como voltar a andar depois de um AVC?

  • Foto do escritor: Fernanda Botta
    Fernanda Botta
  • 30 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de jun. de 2023

Sempre que uma pessoa com histórico de AVC recente inicia o acompanhamento fisioterapêutico comigo, no Próximos Passos, meu consultório de fisioterapia neurológica na Vila Mariana, em São Paulo, a primeira pergunta é: “Fernanda, eu vou voltar a andar?”


A resposta vai depender da avaliação fisioterapêutica de cada caso, mas posso lhe afirmar com certeza que fazer fisioterapia especializada em AVC faz com que pessoas após o AVC voltem a andar, sim!


No Próximos Passos nós utilizamos um modelo que prediz se a pessoa após o AVC precisará de 6, 12 ou mais semanas para voltar a andar. Depois de feita essa avaliação, é hora de eu e você trabalharmos muito e juntos, para conquistar esse nosso grande objetivo.


Para isso, nós usaremos muitos recursos terapêuticos: tem desde aqueles exercícios mais básicos, utilizados para ganhar força nessa metade do corpo que não está mais tão forte quanto antes (e feitos inclusive a favor da gravidade, para ajudar na contração do músculo fraco), até a famosa “eletroestimulação”, aparelho que auxilia na recuperação motora. Tem também os exercícios sensoriais... afinal, é bastante comum que o AVC prejudique a habilidade da pessoa em sentir e queixas como “formigamento” e “dormência” passam a ser comuns na vida de quem teve o AVC. E se você já viveu a sensação de o pé ou a perna “dormirem” após ficar um longo período parado, sabe o quão ruim é colocar o peso sobre esse membro adormecido, né? Então essa também é uma queixa que precisa ser tratada junto com o treino de retorno a marcha!


Para voltar a andar também tem que fazer exercício deitado, sentado e, principalmente em pé. Sim, mesmo sem ainda conseguir andar, é fundamental desde as primeiras sessões, ficarmos em pé. E para que isso seja feito com toda a segurança, no Próximos Passos nós usamos talas extensoras, enfaixamento e o nosso querido trilho de suspensão corporal, que nos permite total segurança para essa atividade.


Depois de todo esse trabalho (prepare-se para suar a camisa), eu já tive a felicidade de acompanhar inúmeras pessoas que voltaram a andar após o AVC e ficaram muito satisfeitas e felizes com suas conquistas. E para ser sincera, essa é a parte que eu mais gosto no meu trabalho: ajudar pessoas a andar de novo! Para mim, não tem preço ver uma pessoa voltando a andar e, o mais importante, voltando a frequentar o shopping, o restaurante, o teatro, as festas de família...


E é para isso que o Próximos Passos existe: para ser um consultório de fisioterapia de excelência, especializado em auxiliar pessoas com AVC em seus recomeços. Para saber mais, entre em contato conosco através do WhatsApp: (11) 94423-8751.


Com carinho,

Fernanda Botta

Fisioterapeuta

CREFITO-3/192115-F







Comments


bottom of page