top of page
rtr.png
mulher-segurando-banda-de-resistencia-de-borracha-enquanto-assiste-tutoriais-de-treino-lin

Quer voltar a andar depois do AVC? Então NÃO cometa esse erro!

  • Foto do escritor: Fernanda Botta
    Fernanda Botta
  • 4 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Voltar a andar depois do AVC é o primeiro pedido dos pacientes quando eles chegam na Próximos Passos, meu consultório de fisioterapia localizado na Vila Mariana.


E é claro que esse se torna nosso principal objetivo. Mas além da fisioterapia, para se voltar a andar é primordial que a pessoa esteja realmente MOTIVADA A MELHORAR!


Sim, o grande erro frequentemente cometido por quem quer voltar a andar depois do AVC é deixar o desânimo e a desmotivação tomar conta de si!


É claro que eu sei que não é fácil! Você tinha uma vida independente, podia ir e vir, trabalhava e agora está numa cadeira de rodas, dependente e com uma limitação importante em sua mobilidade. Não tem como não estar triste. Mas o ponto é: essa tristeza e essa situação precisa ser usada por você como combustível para sair dela... se você fizer isso, estiver motivado, eu te garanto que o processo será mais fácil.


E eu sei disso pois nos últimos 10 anos tenho dedicado minha vida a auxiliar pessoas a voltarem a andar depois do AVC.


Nessa semana mesmo tive uma grata surpresa com o desempenho de uma paciente que está mais motivada.


Ela teve o AVC em dezembro e desde então está acamada. A casa é um sobrado e ela passava todos os dias na cama, dentro do quarto. É claro que isso gera desânimo.


A família entendeu a importância de facilitar o acesso aos outros cômodos da casa e investiu em um elevador, que permite que ela desça para o andar de baixo e participe da rotina.


Esse acesso também permitiu que ela fosse ao consultório para trabalharmos em pé, no trilho de suspensão corporal.


Resultado? Em 1 semana, ela está passando para em pé com muito mais facilidade.


Foi uma única sessão de fisioterapia no trilho de suspensão corporal que fez com que isso acontecesse? Com certeza, não. Claro que a ativação de quadril que conseguimos no trilho pode ter auxiliado, mas não, nós não fazemos milagre, nós fazemos fisioterapia baseada em evidências.


Foi a MOTIVAÇÃO. Todo esse movimento que foi feito, de ela participar mais da rotina da casa, de ela poder sair na rua, de ela se ver novamente em pé no trilho de suspensão corporal, mostrou para ela que a vida continua após o AVC e que vale a pena lutar para reconquistar as habilidades do dia a dia.


E isso faz toda a diferença. Estar motivado é o elemento chave para potencializar a recuperação do AVC.


Eu sei que é difícil alcançar essa motivação, que é difícil não deixar o desânimo vencer... mas eu te garanto que faz diferença.


E se você está motivado e precisa de uma fisioterapeuta para lhe acompanhar nesse processo de recuperação após o AVC, eu estou a disposição para lhe ajudar.


Para saber mais sobre o nosso tratamento diferenciado para a recuperação do AVC, que inclui o nosso trilho de suspensão corporal que nos permite por a pessoa em pé em segurança já no primeiro atendimento, entre em contato no (11) 94423-8751.


Com carinho,

Fernanda Botta.



ree

 
 
bottom of page