top of page
rtr.png
mulher-segurando-banda-de-resistencia-de-borracha-enquanto-assiste-tutoriais-de-treino-lin

Quais os sinais antes da chegada da doença de Parkinson?

  • Foto do escritor: Fernanda Botta
    Fernanda Botta
  • 18 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

É muito comum que pessoas com doença de Parkinson me contem no primeiro atendimento que fazemos aqui na Próximos Passos Fisioterapia que ela levou alguns anos para ser diagnosticada com a doença de Parkinson.


Quando pergunto como tudo começou, é frequente a pessoa me dizer que ela sentia uma dor em um dos ombros que a incomodava e que ela foi ao ortopedista, fez vários exames e não foi encontrado nada que justificasse essa dor.


Isso ocorre pois a dor no ombro ao lado em que posteriormente se desenvolverá a doença de Parkinson é um sintoma prodrômico comum da doença de Parkinson. Mas o que são sintomas prodrômicos?


Sintomas prodrômicos são vários sintomas, relacionados ou não aos aspectos motores, que surgem anos antes do aparecimento dos sintomas clássicos da doença de Parkinson (isso é, a lentidão do movimento, a rigidez e o tremor de repouso).


O intestino preso, por exemplo, é um sintoma bastante comum e que impacta negativamente a vida da pessoa com Parkinson cerca de 10 anos antes de qualquer outro sintoma.


A perda do olfato também é um sintoma bastante comum entre pessoas com doença de Parkinson e que se inicia de 5 a 10 anos antes de outros sintomas característicos da doença.


Outra alteração bastante frequente é a alteração de sono. Sonhos vívidos e agitados, com movimentos exagerados dos membros durante a noite (incluindo socos e chutes) ocorrem de 10 a 15 anos antes do início dos sintomas clássicos da doença de Parkinson.


Com o passar do tempo, além dos sintomas prodrômicos, os sintomas clássicos da doença começam a aparecer e a pessoa vivencia, principalmente, a lentidão dos movimentos, alteração que faz com que ela se perceba mais lenta para se alimentar, se vestir, entrar e sair do carro, levantar do sofá e caminhar.


Outros sintomas que também antecedem o diagnóstico e estão associados a lentidão do movimento, sintoma principal da doença de Parkinson são: a redução na expressão facial, isso é, a pessoa parece estar sempre utilizando uma máscara que a impede de se expressar com sorrisos, por exemplo, redução no tamanho da letra, prejuízos para realizar movimentos muito finos como abotoar, fechar o zíper, amarrar o sapato e prender o cabelo, redução da oscilação do braço durante o andar.


Caso você leu até aqui e notou a presença de um ou mais sintomas da doença de Parkinson, não se desespere. Esse texto tem caráter informativo e de forma alguma substitui um acompanhamento médico especializado. Por isso, em caso de dúvidas, procure um neurologista especialista em distúrbios do Movimento para lhe avaliar.


E se o diagnóstico de doença de Parkinson for confirmado, não deixe de buscar ajuda. O tratamento especializado no início da doença te ajudará a manter a qualidade de vida. Na Próximos Passos Fisioterapia oferecemos acolhimento e fisioterapia neurológica especializada na doença de Parkinson do diagnóstico as fases mais avançadas. Entre em contato para saber mais (11) 94423-8751.



ree




 
 
bottom of page